quinta-feira, 19 de abril de 2012

A alimentação de hoje e as horas de sono

Boa noite:))

Estou a ver que todas têm a mesma opinião sobre o tema do post anterior. Só não entendo como ainda há pessoas que caem na conversa. Enfim!

Começo por dizer que hoje estou orgulhosa de mim; fiz tudo direitinho. Até tive tempo de fazer exercício! A verdade é que muitas vezes, como não tinha tempo para fazer os 50 minutos dos vídeos que vos falei no outro dia, acabava por não fazer nada.(tempo e energia, diga-se). Então, esta semana optei por fazer menos tempo, mas pelo menos fazer todos os dias! Estou a fazer o programa da Jillian "Ripped in 30"; são 4 níveis diferentes (sempre não me chateio por fazer sempre o mesmo plano) e passa num instante, porque são só 30 minutos. Eu sei que 30 minutos por dia é muito pouco, mas de momento é o que consigo. E também com o que ando no trabalho... Vou ficar contente com os meus 30 minutos, mais o caminho de ida e regresso para o trabalho e ainda o que ando lá :)

Em relação à alimentação, hoje comecei um bocadinho mal. Ou melhor, não segui à risca o que a nutricionista me disse (ela acha isto muito pouco), mas não tinha pão nem cereais, então foram mesmo só 2 tostas integrais com fiambre de peru e um chá de canela.
A meio da manhã, comi a minha maçã e mais duas tostas integrais e ao almoço foi a vez da sopa de legumes e salada de delícias do mar (com alface, tomate, couve roxa, couve branca, cenoura e delícias - há foto, mas não me apeteceu passar para aqui, sorry:)).
À hora do lanche, tinha as palavras da Di a entoar-me na cabeça: tantas tostas não!!! Então, optei por comer uma maçã e um iogurte (até porque hoje já não comi o iogurte de manhã). E assim foi :)
Para o jantar, a sopinha do costume e uma laranja. Já não devo cear, porque conto deitar-me cedo (espero!)

Mudando de assunto...

Uma das coisas que mais me custa é dormir pouco. E eu durmo mesmo muito pouco. Segundo a minha nutricionista, isto pode ser uma das causas de eu ter mais apetite e vontade de comer (além de, como é óbvio, menos energia para o exercício físico - logo não emagreço). Eu sempre fui uma pessoa de, no mínimo, dormir as 8h por noite. Excepção feita a alturas de maior trabalho e stress durante a faculdade, sempre dormi bastante. E ao fim-de-semana era um fartote. Acordar antes das 12h não era uma realidade.

Desde que vim para cá, a minha vida mudou; além de acordar muito cedo, acabo por me deitar muito tarde, porque tenho aulas à noite e há sempre alguma coisa para fazer depois de chegar a casa. Neste semestre, pedi equivalências a três cadeiras, então não tenho tido tantas aulas, mas há sempre coisas para fazer. (Espero mesmo ter as equivalências, senão estou perdida).
Para piorar, o pouco tempo que durmo não é um sono "descansado". Passo a explicar; eu vivo mesmo na zona da Universidade, com todos os bares por baixo. É um barulho terrível, todas as noites. Mas o pior nem é o barulho dos bares; o pior é mesmo o barulho dentro dos outros apartamentos. Ainda ontem eram 3h da manhã e eu acordada, porque estavam a fazer um jantar num apartamento aqui ao pé e ainda vieram praxar para dentro do prédio, porque estava a chover. Ora, para quem acorda às 6h30/6h45, é muito mau. Só me apetecia fazer imenso barulho quando me levantei (se bem que nem deviam ouvir..). E mesmo nas noites em que adormeço mais cedo, estou sempre a acordar, então nunca durmo nada de jeito. E para melhorar, chego ao fim-de-semana e acordo, o mais tardar, às 8h30. É certinho. Nem que me deite às 7h da manhã, como já aconteceu, não consigo dormir. Isto vai deixar-me louca, ah vai vai...


Bem, já chega de texto, ninguém vai ler isto! Vou agora ler-vos ;)

Beijinho para todas e boa noite* 

9 comentários:

  1. Engasnas-te, leio atentamente todos os teus post's =)
    Em relação ao teu problema do sono, já experimentaste chás calmantes antes de dormir, como camomila ou cidreira? Quando tenho problemas em adormecer bebo um chá que se chama mesmo "noite tranquila". É uma mistura de várias plantas, uma delas cidreira. Eu dou-me muito bem com isso e acaba por ser uma solução natural.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Como eu te compreendo..... Quem me dera voltar a dormir 8 gordinhas..... Já não sei o que isso e.... E ando de rastos....

    ResponderEliminar
  3. eheheh traumatizei te c as tostas !!?? ainda bem ! também quero que me traumatizem qdo eu me portar mal, para dps qdo estiver para errar me lembrar !! :P
    Jillian "Ripped in 30" JÁ FIZ !!!!! ADORO ! secalhar amanhã vou me levantar mais cedo e vou fazer ! no verão passado fiz durante dois meses o programa ! e a verdade é q estava com uma barriga sequinha! e agr n ...!
    quando ao último ponto, dormir bem é fundamental, eu tenho de dormir no minimo umas 7 horas para estar bem, se dormir mal ou menos ando tdo o dia de mau humor e sem forças ! e isso de teres mais fome por dormir menos é verdade sim! Portanto compra uns tampões, e faz um soninho bom !
    beijoca *

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Olha já experimentaste dormir com tampões nos ouvidos? Quando eu fui de Inter Rail levei uns tampões para os ouvidos que comprei na farmácia e dou graças aos céus por essa minha decisão, porque fizeram-me imenso jeito! Não isolam tudo, mas sempre ajudam alguma coisa :)

    É verdade que dormir pior dá mais fome, para além do cansaço físico e mental. Depois depende de cada pessoa: há pessoas que são short-sleepers (precisam de dormir muito menos, como o Marcelo Rebelo de Sousa que dorme 4 horas por noite e fica bem) e outras que são long-sleepers (como a Joana, que dorme 8 horas por noite durante a semana e 10 ao fim-de-semana) :)

    Eu acho que trinta minutos de exercício bem feito já é bem bom ;) O que interessa é que faças alguma coisa e que consigas equilibrar bem tudo, não adianta ficares ansiosa com isso ;)

    Se não te importasses de perguntar ao teu amigo então agradecia imenso! É que estou mesmo a ver: com as portagens, o gasóleo e o bilhete do queimódromo, se o alojamento fica caro vai tudo cortar-se :(

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Alimentação - é só ires ajustando e lembrando-te das dicas (tostas).
    30 minutos de exercício por dia é suficiente para uma vida mais saudável. Obviamente que mais exercício, dá mais resultado, mas está provado que, numa semana, 30m por dia faz mais do que 3h num só dia.
    Eu também preciso de descanso, mas felizmente o único barulho à volta da minha casa, é o meu cão que faz!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. oh q chatice... :( custa tanto dormir mal... mas nesse caso pouco tens a fazer... pergunta à nutricionista se não podes tomar uma coisinha natural para te ajudar a dormir, a minha passou-me uma coisa do celeiro, mas acabei por n comprar pq eu acordava tipo 5h da manhã (com fome xD ) e já n conseguia dormir mais, mas agora ja me habituei a não comer (como um animal :$ ) e já durmo bem...
    mas o teu caso é pior! n podes evitar a falta de respeito dos outros...
    fala com ela! ate pq como estudas... sem dormir bem o rendimento n é o mesmo... prejudica-te não só no peso mas tb nos estudos...
    bjos e boa sorte... :)

    ResponderEliminar
  7. duas tostas ao pequeno-almoço tb me parece pouco... não acho q tenhas exagerado!
    e 30 min de exercício já é bem bom e melhor q nada! :) Se fizeres 30 min todos os dias, ui ui!!!:D
    quanto ao barulho... eu não conseguiria morar num sítio assim pq qualquer ruído me aflige! LOL
    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  8. Tens que arranjar uma solução, bebe chá de camomila ou alfazema antes de deitares para não acordares tão facilmente, e podes também comprar tampões para os ouvidos (eu não me dou muito bem com isso mas pode ser que tu sim). O descanso é mesmo muito importante, não só para a perda de peso mas principalmente para a saúde!

    E eu li o teu post todinho :P

    Beijinho e bom fim de semana!*

    ResponderEliminar
  9. Como eu te percebo, nao durmo uma noite de 8horas há quase 15 dias, muito trabalho e quando tenho tempo para dormir, ou adormeço tarde ou acordo demasiado cedo..
    Temos o sono descontrolado e depois torna-se dificil para o agarrar :|
    Já pensaste em mudar de casa? Esse realmente não é um bom sitio para se viver :(

    Fico feliz por estares a fazer exercicio e a manter-te na linha, assim é que é!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar