sábado, 14 de abril de 2012

Exercício Físico

Olá! :) Hoje não está um dia muito bonito, mas é sábado, não trabalho, não tenho aulas, não tenho estágio e vou descansar :D (acordei foi à hora do costume, apesar de me ter deitado duas horas antes :\)

Hoje vou falar-vos sobre a importância e o tipo de exercício físico que me ajudou e continua a ajudar na minha luta pela perda de peso.

A primeira vez que fui à nutricionista, ela aconselhou-me uma caminhada de, pelo menos, 45 minutos por dia. Como tinha um elíptica a ganhar pó em casa, preferi dar-lhe uso e fazia os 45 minutos em frente à televisão (uns dias eram mais, outro menos...).

Entretanto, a Primavera chegou e comecei a sair mais, a caminhar mais com a minha mãe e o meu pai, mas nunca deixei a elíptica. Mesmo que fizesse caminhadas, e salvo raras excepções, aliava sempre a, pelo menos, 30 minutos de elíptica por dia. Não me custava muito, já que a tinha mesmo em frente à TV e nem dava pelo tempo passar.

Com o tempo, o meu corpo começou a "habituar-se" à elíptica. A nutricionista alertou-me que isso podia acontecer, e aconselhou-me a ir intercalando com outros exercícios. Eu nunca frequentei o ginásio (não nesta fase, quando tinha uns 16 anos, sim), e não queria dar esse gasto aos meus pais, já que não trabalhava nem estudava e parecia-me errado. Então, comecei a procurar alternativas.

Na altura, já seguia blogues deste tipo. E num desses blogues (acho que até já está fechado), a autora falava de uns exercícios de circuito que fazia da Jillian Michaels, a guru do fitness, e uma das treinadoras do Biggest Loser. No início, achei ridículo e que ia parecer uma tolinha em frente ao portátil e fazer ginástica. Fazia lembrar-me aqueles filmes americanos da década de 90, com aquelas mulheres com uns leggins muito justinhos e uns leggwarmers a fazer conjunto. Mas arrisquei.

Falei com a minha melhor amiga, expliquei-lhe no que consistia e decidimos fazer o desafio de 30 dias: o 30 Days Shred. Basicamente são 30 minutos de exercícios (com aquecimento e alongamentos), com um esquema de 3-2-1: 3 minutos de força, 2 de cardio e 1 de abdominais. Ah, e 3 níveis; 10 dias cada nível.

Confesso que ia morrendo a primeira vez que fiz. No dia seguinte já não queria fazer. Mas tinha o compromisso com a minha melhor amiga, e tinha de ser feito. Notei logo diferenças, logo. Apesar de ter emagrecido, eu continuava muito flácida e este exercício ajudou bastante na definição. Por incrível que pareça, engordei nos primeiros tempos, mas depois emagreci mais e, como digo, fico com o corpo mais definido.
Continuava, sempre que podia, com os meus 30 minutos de elítptica!

Depois, fui conhecendo outros exercícios dela, como o Banish Fat Boost Metabolism, de cardio (50 min) e o No More Trouble Zones, de força (50 min) que, aliados, dão resultados incríveis. Eu sentia-me mesmo bem quando terminava de os fazer, e digo-vos, ao fim de uma semana e meia/ duas semanas, notei resultados.

Em Outubro, a minha vida mudou. Vim para Braga e comecei a trabalhar. No início, comecei por fazer os exercícios de circuito de 30 min, antes de ir trabalhar porque entrava às 9h. Bastava acordar uns 40 min mais cedo e conseguia fazer. Mas depois alteraram-me o horário e passei a entrar às 8h, o que significa que teria de acordar por volta das 6h para fazer ginástica. E para quem tem uma vida como a minha, é demasiado complicado. Viver num apartamento sem isolamento nenhum também não ajuda, porque iria acordar os vizinhos (se bem que eles fazem barulho toda a noite,...) Além de ter pouco tempo (mas se quisesse muito, arranjava tempo), o meu trabalho é bastante físico. Eu vou e volto para o trabalho a pé (são cerca de 15 min) e estou em pé e a correr de um lado para o outro durante 5 horas. Entretanto ainda abro caixas, carrego caixas, desfaço caixas. É complicado, chego a casa a m-o-r-r-e-r. E depois do estágio, às vezes nem tenho vontade de ir para as aulas, quanto mais fazer ginástica!

Nos dias em que tenho estágio, vou a pé. Fica a cerca de 30 min de minha casa, por isso acabo por caminhar uma hora. Perco tempo, mas também perco calorias e poupo dinheiro. Nos outros dias, como hoje, tento fazer o circuito mais pequeno, de 30 minutos. Nos dias que tenho mais tempo, ainda tento fazer o Banish Fat Boost Metabolism, mas é muito complicado.

Quando estou em casa, no Porto, volto à elíptica. Eu gosto de fazer, e tenho pena de não a ter cá em casa. Era uma maneira bem mais saudável de ver as minhas séries. Mas para quem vive num T0, ter uma máquina daquele tamanho ocuparia metade do apartamento.

Regra geral, não faço exercício à sexta-feira, porque é um dia muito atarefado: tenho de arrumar a casa, fazer as malas, ir para as aulas, apanhar o comboio... Mas se chegar a casa a horas decentes (tipo até às 23h), ainda salto para a elíptica e faço 30 minutos. Às vezes, custa-me horrores, de tão cansada que estou, mas faço. E sabe-me bem. Tenho mesmo pena de não a ter cá. Mas depois, quando chegasse a casa ao fim-de-semana não ia fazer, nada, por isso mais vale deixá-la no sítio que está :)

E por agora é tudo :) Espero que estejam a ter um óptimo dia. O meu vai ser passado a descansar, espero eu! 

6 comentários:

  1. Quem me dera ter a tua força de vontade! Sou terrível, detesto fazer exercício :( Mas tou a tentar combater e começar com pouco de cada vez. Ainda vou cuscar as tuas opções, aliadas a outras que já tenho em lista :) Aproveita para descansar que bem mereces!

    Beijinhos e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  2. Li tudo! Mas que grande texto! eheh
    Essa dedicação vai valer a pena com certeza, se tu estás motivada para perderes tempo a ir a pé e etc é meio caminho andado para conseguires fazer tudo :)

    Descansa muito! Eu hoje também não largo a cadeira, não pelos melhores motivos, mas pelo menos estou bem dorida de ontem o que significa que funcionou :D

    ResponderEliminar
  3. Acho que mereces mesmo descansar até porque tens uma semana super agitada e esse exercício todo durante os dias também conta muito, não te sintas mal!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Bem que espectáculo. Eu nem fazia ideia que a
    Jillian tinha videos disponiveis no youtube. (será que se fizermos aqueles exercicios ficamos com o corpo dela ? =P ) Acho que vou começar a pesquisar estes videos e a utiliza-los.
    Beijinhos e bom descanso

    ResponderEliminar
  5. Olá :)

    Lembrei-me de ti várias vezes hoje: não sei como está o tempo em Braga, mas garanto-te que em Guimarães não está muito melhor :P Choveu bastante, e está um bocado frio :) Por outro lado, estamos a divertir-nos imenso :D

    Em relação ao exercício físico em casa, eu costumava fazer (e agora vou voltar a fazer porque desisti do Yoga) o Yoga Meltdown da Jillian Michaels. Eu lembro-me que da primeira vez que fiz só aguentei uns 10 minutos até cair no tapete de Yoga e pensar 'Não. Aguento. Mais!' ;)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  6. Eu também tenho elítica e por acaso andava já há algum tempo a achar que o corpo se estava a habituar à bicha, por isso resolvi recomeçar com as caminhadas, agachamentos e abdominais e intercalar tudo. Um dia destes ainda hei-de experimentar esses exercícios da Jillian. Beijo

    ResponderEliminar