domingo, 22 de abril de 2012

Experiências culinárias

Como vos disse de manhã, hoje ia aproveitar para fazer umas experiências. Não sei se lhes posso chegar experiência, foi mesmo reprodução de outras receitas, mas pronto :D

Uma das coisas que não sabem sobre mim, é que adoro cozinhar. E até me saio muito bem nesse campo, modéstia à parte :D mas como vivo sozinha, durante a semana não me ponho com grandes invenções, só para mim. Quando chego ao fim-de-semana gosto sempre de fazer algum miminho cá para casa. Ainda na Páscoa fiz um cheesecake de comer e chorar por mais :D

Mas hoje decidi fazer algo mais... saudável. Por isso, peguei na receita de pizza da Pizza e nos muffins da Joana, e toca a criar :)

Começando pela pizza de couve-flor... Bem, não ficou como eu esperava :\ fiz tudo como ela diz, mas a base ficou completamente mole e a saber mesmo muito à couve. O que safou foi o recheio (isso sim, parecia mesmo  pizza), mas a base... Se calhar deveria ter levado ao forno primeiro e só depois ter colocado o recheio, não sei. Mas olhem bem para o aspecto da coisa:

 Na minha opinião, estava com óptimo aspecto! Fiz assim:

- Com a varinha mágica, triturei a couve-flor (crua), até ficar uma espécie de puré;

- Juntei um ovo batido, óregãos, alho e queijo e misturei tudo;

- Coloquei o recheio: base de molho de tomate, fatias de queijo magro. Depois coloquei fiambre de perú (umas tirinhas tão fininhas, que nem senti o sabor), cogumelos frescos e mais queijo. 

- Juntei mais óregãos e alho e forno com ela.


A segunda experiência foi com os muffins da Joana. No dia em que ela publicou os primeiros eu fiquei a babar e a ansiar pelo fim-de-semana para os fazer :D Fiz de laranja e coco e de morangos.
Fiz ambos exactamente como ela publicou, mas acrescentei sumo de meia laranja nos de morango (que na versão original são de framboesa, mas eu tinha uns morangos para gastar...) e não coloquei o açúcar amarelo. Os de laranja e coco ficaram bem melhores, na minha opinião, provavelmente porque o sumo das laranjas já era doce. No caso dos de morango, como coloquei leite, não ficaram tão bons...

A nível visual, os de laranja e coco também ficaram bem mais bonitinhos (e cresceram mais :))


Façam ambas as receitas, porque valem a pena :)

8 comentários:

  1. Parece mesmo uma pizza :)
    Muffins da Joana - também fiz, mas usei ingredientes que tinha cá em casa e a versão ficou diferente.
    Continua a fazer experiências :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi a tua versão e também me parecem muitooo bem :) Vou continuar sim senhora, e a partilhar :D

      Eliminar
  2. Olá :D

    Ainda bem que gostaste dos muffins, e olha que ficaram bem bonitos :D

    Por acaso os meus preferidos até agora foram mesmo os primeiros, mas acho que ter colocado açúcar fez com que ficassem melhores... Da próxima vez experimento sem açúcar :)

    Tens de mandar a receita do teu cheesecake :) É que cheesecake é o meu doce preferido, e uma das minhas ideias era mesmo fazer um cheesecake de maracujá :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Fantástico !! adorei várias coisas a tua vontade de fazer coisinhas boas, e como comes te bem !! nunca passo os fds em minha casa e durante a semana tenho mesmo pouquinho tempo, porque tenho tanta pena de ainda não ter experimentado algumas coisinhas! mas a "pizza" de couve flor já experimentei e adorei!
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. estes muffins estao por todo o lado!!
    estao a deixar-me babada e com vontade de experimentar!!
    Ainda nao fiz as minhas experiencias com couve flor.. tenho de tentar :D

    Beijinhoos e tem uma boa semana**

    ResponderEliminar
  5. essa pizza ficou linda :D
    fiquei mesmo a babar por ela!!!!
    carambo!!!

    Beijinhos grandes e boa semana :D ***

    ResponderEliminar
  6. Os muffins têm um aspecto...........Delicioso!!

    http://estilohedonico.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  7. Também vou fazer os muffins :D

    Beijinhos e boa semana!*

    ResponderEliminar