sexta-feira, 6 de abril de 2012

O meu plano alimentar

Regra geral, sempre que visito um blogue, tenho imensa curiosidade em saber qual o plano alimentar que a autora segue. Não que o siga também, porque cada plano alimentar deve ser criado em específico para cada pessoa. Mas gosto de ver, até para ter ideias.

Este é o meu plano alimentar, que estou a seguir desde meio de Março deste ano. Como digo, ele foi adaptado para mim, mas julgo que deverá andar à volta do que vocês têm também. Um dia ainda vou tirar fotografias, que é a parte que mais gosto. Mas como faço tantas refeições fora de casa e o meu telemóvel tem uma câmara fraquinha, fraquinha, talvez seja difícil. Um dia ainda consigo :)

Pronto, e aqui vai ele:

Pequeno-Almoço. 7h30
. 1 chá ou 1 iogurte magro ou 1 chávena de leite magro ou 1 compal "light" (de vez em quando, mas nunca bebo)
. 1 pão escuro com fiambre magro ou queijo magro ou matinal magra 20% ou compota "light" (+/- 150 kcal/100gr) 
. ou 6 sopas de cereais rasas* (em vez do pão)

Meio da Manhã. 10h30
.1 peça de fruta
. 2 tostas integrais / 2 bolachas "Maria Gullon - Diet Nature"

Meio da Manhã 2. 13h (este nem sempre acontece, geralmente só o faço se sair do trabalho e não vier directa para casa almoçar)
. 1 iogurte líquido magro

Almoço. 13h45/14h
.Sopa de legumes (sem batata, leguminosas, azeite e cenoura)
. Prato: Carne/Peixe/Ovo/Salada/Legumes
ou
. Prato: Carne/Peixe/Ovo
            4 colheres de sopa com arroz ou massa ou feijão ou grão ou ervilhas ou milho ou 1 batata
             Salada/Legumes à vontade

Lanche 1. 16h30
. 1 chá e 1/2 pão
ou
.1 iogurte magro e 2 tostas ou 2 bolachas ou 3 colheres de sopa rasas de cereais

Lanche 2. 18h30
.1 peça de fruta ou 1 gelatina "light"** e 1 tosta integral

Jantar. 20h
Em casa:
. Sopa de legumes e 1 peça de fruta ou Prato como ao almoço, sem os hidratos de carbono

Na faculdade:
.Sopa de legumes 
.1/2 pão ou 1 gelatina "light" ou 1 iogurte magro ou 1 peça de fruta


Ceia. 
.1 iogurte magro + 1 colher de linhaça ou cereais (caso tenha fome)


Bem, e isto é o que eu devia fazer. Mas não é bem bem aquilo que faço. 

Às vezes, troco o lanche da tarde; como uma peça de fruta com as tostas e depois, no segundo, como o iogurte.

À noite, muitas vezes, acabo por jantar em casa e não na Faculdade. Prefiro deixar tudo pronto e jantar quando chegar do que levar a sopinha comigo. Como moro a 2 minutos da Faculdade, é fácil. Opto por atrasar mais os lanches da tarde e assim não passo tanto tempo sem comer.

*Os cereais que a nutricionista me aconselhou foram os seguintes: Muesli, Corn Flackes, Weetabix, Fibre1 Nestlé ou All-Bran Flocos (e eu, como poupadinha que sou, compro tudo de marca branca :))

** a gelatina light deveria ser aquela com 10 kcal, (esqueci-me da marca), mas costumo comprar a do Minipreço e faço em casa (bem mais em conta!)


Bem, e para já é isto que me lembro. Amanhã vou tentar postar o que como, já que estou em casa, deve ser mais fácil :))

2 comentários:

  1. Bem é um bom plano, tens de ir o que fiz esta semana :D Mas eu como tenho grande facilidade em perder peso, como também hidratos à noite se não nem o iogurte me salva antes de dormir =P

    Boa Páscoa*

    ResponderEliminar
  2. eu também gosto muito de ver planos :D
    obrigada por teres partilhado o teu!
    beijinhos e boa Páscoa!

    ResponderEliminar