sábado, 12 de maio de 2012

Barcelona - Parte III - Peso, comidinhas, alimentação e coisas :)

Olá meninas :)

Antes de mais, trago-vos uma novidade: a minha colega já pagou tudo! Eu achava que ela ia pagar, mas assim estou mais descansada...

Agora vou falar-vos sobre o que realmente interessa neste blogue eheh :)

No domingo, por volta das 4h da manhã, levantei-me. Tomei banho e pesei-me: 70,1 kg (no dia anterior, em jejum, pesava 68,4 - sobre isto vou fazer um post!). Quando terminei, vesti-me e tomei o pequeno-almoço, por volta das 5h. Como sabia que ia estar algum tempo sem comer, comi 2 fatias de pão alemão torrado com philadelphia e doce de morango diet e 1 caneca de café com leite com adoçante.

Fui buscar o P. a casa e seguimos para o aeroporto. Apanhámos o avião e chegámos a Barcelona por volta das 9h30 (hora local, 8h30 aqui). Não quis estar a abrir a mala no meio do aeroporto, e como o nosso hostel era perto da Plazza Catalunya, optei por esperar para quando lá chegasse para comer. Pois, mas demorámos muito mais do que o previsto e já eram 10h30 quando lá chegámos e o meu estômago estava farto de fazer barulho (O P. só se ria e mandava-me comer). Quando (finalmente) chegámos, comi 1 maçã e 2 tostas integrais. Partimos à descoberta da cidade e parámos para almoçar às 13h30/45, na Telepizza. Eu não tinha fome absolutamente nenhuma, mas sabia que tinha de comer. Escolhi uma salada de frango, com alface, tomate, cenoura, croutons (só comi alguns). O frango era panado, mas tentei tirar toda a "crosta".

Por volta das 17h00, parámos no Starbucks para tomar café (eu nem tomei) e eu aproveitei para comer a minha maçã e 2 tostas.

Quando chegámos ao hostel, por volta das 19h, comi uma barra de cereais (67 kcal), porque sabia que o jantar ainda ia demorar. E eu estava (tão) certa!

Por volta das 22h30 encontrámos restaurante. A opção consistia em primeiro prato (tapas ou salada) e segundo prato (bife ou frango com batatas fritas, paella ou carbonara). Escolhi uma salada e o frango. Aproveitei e ainda provei algumas tapas, que os outros pediram. Aqui fica:

 Tapas: cogumelos, mexilhões e salada de pickles e queijo feta
 Tapas: almôndegas, outra salada e aquele legume de que não me lembro o nome
 Salada: tomate, cebola, pepino, alface iceberg e pimentos (só comi o pepino, o tomate e a alface)
A salada e o prato de frango

Este último prato transbordava gordura, até me ia dando uma coisinha (na fotografia era frango no churrasco). Conseguem ver o óleo? Eu nem uma batata provei e tirei toda a pele possível e imaginária do frango. Foi um bocado mau, mas a fome falou mais alto e não tinha mais nada para comer...

Quando cheguei ao hostel, estava morta e já não comi mais nada, fomos dormir.

No segundo dia, acordámos e fomos até ao Mercado La Boqueria, para ver os famosos sumos naturais. Eu tinha levado dois pães de centeio e queijinho a vaca que ri, então preparei um pão de centeio com o queijinho a vaca que ri e bebi dois sumos naturais: coco e morango e coco e papaia. Ainda trinquei uns morangos e uns kiwis da taça de fruta que o P. quis comprar. Foi demais, mas estava cheia de fome, os sumos estavam a rir-se para mim e o dia ia ser longo:
 O pão de centeio com o queijinho e o sumo (morango e coco). Não reparem nos meus dedos tortos, por favor :)

As taças de fruta: eu comi um bocadinho de morango e kiwi. (O P. atracou-se no carro no outro dia e tá com o dedo nesse estado :s)

Terminámos o pequeno-almoço por volta das 10h00. Seguimos o nosso dia e às 13h eu estava cheia de fome e não sabia muito bem onde íamos parar (estávamos no bus turistico). Comi uma maçã, 1 tosta e 1 queijinho. Cerca de 30 min depois, parámos num KFC para eu fazer xixi e o P. não resistiu ao cheirinho e queria almoçar. Eu, obviamente, não tinha fome. Ficou combinado que ele comeria um menu pequenino e depois almoçaríamos. Só que continuámos a viagem e quando seriam horas para eu almoçar, estávamos na zona da praia e, à excepção de um café na praia, não havia nenhum sítio para almoçar. E lá era tudo caríssimo. O P. tomou um café (aquele homem é de extremos: ou nunca tem fome ou fica maluco com a fome.) e eu aproveitei e sentei-me na praia e comi o meu "almoço", por volta das 16h30: 1 maçã, 3 tostas e 1 barra de cereais. Não foi, de todo, correcto, mas soube-me bem :))
Quando chegámos às Ramblas, eu estava gelada, então fui ao Starbucks e bebi um Caramel Macchiato que me aqueceu a alma :)

Nesse dia chegámos ao hostel mais cedo e tomámos banho para irmos jantar. Como já eram quase 20h, e eu estava a prever que iria passar-se o mesmo do que na noite anterior (andarmos às voltas durante horas e pararmos num sítio pouco recomendável), comi um bocadinho dos cereais que levei de casa num tupperware. Não comi muito, mas pelo menos fiquei sem aquela fome louca que eu sabia que ia surgir a qualquer momento, por não ter almoçado em condições. 

Como não sabia bem onde ir jantar, sugeri ao P. que perguntássemos ao senhor do hostel um sítio nice and cheap para jantarmos. Ele começou logo a rir-se e perguntou se tínhamos preferência pelo tipo de cozinha. Eu disse que só queria era comer bem :)) depois de muito pensar, sugeriu-nos um restaurante de um conhecido dele, bem pertinho do hostel,que servia comida tradicional espanhola e indiana, além da típica italiana. Disse-nos para dizermos ao senhor que o conhecíamos porque ele nos ia atender melhor. Não nos ia fazer nenhum desconto, mas ia atender-nos melhor. Ainda hesitámos um bocadinho, mas eu disse logo que confiava no senhor (e queria era comer, já eram 21h30).

Quando chegámos ao restaurante, pareceu-nos... duvidoso:
Siddartha

Entrámos e pedimos o menu. A funcionária explicou-nos que o menu incluía primeiro (salada ou uma tapa à escolha) e segundo prato (vários tipos de prato, desde a paella à bolognesa) e bebida, por 14,95€. Naquela zona, era um achado.
O P. pediu asas de frango como primeiro e carbonara como segundo:

Eu comi uma saladinha de primeiro (estava tão boa!) e broschetta (e não bruschetta, como eu conheço:)) de frango com molho agridoce e arroz basmati, com uma rodela de ananás:

 A saladinha (o tempero parecia o da minha mãe:))

 O "primeiro" estava mesmo bom, mas só comi metade do arroz!
E aqui, o "melhor atendimento" do dono: dois chopitos :))

O restaurante tinha um ambiente muito engraçado, era tipicamente indiano:


Depois disso, fomos tomar café com o outro casal (quando foram assaltados) e já nos deitámos tardíssimo. "Piquei" mais meia dúzia de cereais e fui dormir).

No dia seguinte, o pequeno-almoço foi semelhante ao do dia anterior: 1 pão de mistura com 1 queijinho a vaca que ri e 1 sumo de morango e banana.

Neste dia não houve lanche da manhã porque almoçámos mais cedo. Fomos a um restaurante de Tapas, o Tapa Tapa e pedimos 5 diferentes:


 Este era o menu: eu fiz rodinhas no que escolhi, porque já sabia que não ia saber o que pedir.
 Para o P.: ovos com presunto e batatas fritas (nem provei!)
 "Mil-folhas" de courgette com molho de tomate e queijo de cabra: bom bom e só para mim!
 "Broschetta" de frango com sementes de sésamo: eu comi uma :)
 Mini-mini-hamburguers com mostarda, queijo e cebola: provei uma pontinha de cada.
 Salada boooaaa com passas e molho vinagrete.
Os pratos todos  (eram mesmo pequeninos :\) e a bebida do P.

Eu tinha prometido ao P. que íamos comer um gelado, então optei por comer menos ao almoço, para compensar. Andámos às voltas e encontrámos o llao llao. Eu ando há meses a dizer que tenho de ir lá, mas acabo sempre por não ir. Acho que devem estar familiarizadas com o conceito: basicamente é iogurte natural gelado com os toppings que quisermos. Eu escolhi este:
Llao Llao da Saskia:)

Digo-vos... Valeu o tempo de espera! Soube-me tão, mas tão bem, nem imaginam. E sei que ainda me soube melhor por me ter "guardado" para um docinho nestes dias todos.Mesmo assim, optei por uma sobremesa saudável (dentro das opções!). O meu era um pré-definido: eu escolhi, além do iogurte, muesli, manga, kiwi e morangos e topping doce de leite (era desnecessário, mas apetecia-me!). A-d-o-r-e-i. Coitado, o P. pediu um apenas com 3 toppings: conguitos pretos, brancos e smarties. Aquilo não estava grande coisa, porque o iogurte é natural e não é nada doce, mas pronto. Ele nem quis provar o meu, disse que ia gostar mais do meu e depois não ia querer comer o dele :)

À tarde andámos imenso e, por volta das 18h, comi uma maçã e 1 tosta.

Para jantar, o P. queria MacDonald's à força toda e eu decidi fazer-lhe a vontade. Aqui está o que comi:
Salada Caesar com frango grelhado. 

O P. come mesmo muito Mac. E eu não posso deixar de ir com ele, então como sempre esta salada, que adoro! Regra geral nunca como os croutons, mas como íamos fazer a viagem de regresso, achei melhor comer. E ainda comi uma maçãzinha. Ele comeu dois (sim, dois) Big Mac, 1 pacote grande de batatas e 1 big Coca-Cola. 

Depois, no avião, por volta das 23h30, comi outra barra de cereais e, antes de me deitar, comi um iogurte magro.

Bem, este post tá gigante, desculpem! (estou a escrevê-lo há mais de uma hora!), mas acho que é interessante perceberem as opções que podemos fazer, mesmo quando não estamos no nosso "habitat natural". Na quarta de manhã, pesei-me: 68,4 kg.

Não vos digo que foi fácil, até porque o P. é mesmo magro e só come porcarias (para verem, comeu ao "lanche" um pacote de filipinos e 2 donuts que comprámos no supermercado e ao deitar, naquele dia em que os nossos colegas foram assaltados, comeu 4 (sim, 4!) donuts!), mas ele é muito compreensivo e tenta sempre ajudar-me: não me oferece (já lhe pedi para não me oferecer) e sempre que procurávamos um restaurante ele dizia sempre este não tem nada que possas comer, vamos a outro!

Por último, vou só esclarecer-vos uma coisa: eu sou muito poupada/prevenida. Como a minha mala ia praticamente vazia, levei 6 maçãs (a sério!), várias barras de cereais, tostas, cereais, os queijinhos, o pão... Porque pelo menos sabia o que ia comer e ia poupar dinheiro. Provavelmente algumas de vocês podem achar ridículo, mas eu sou assim (já era antes desta coisa das dietas), e acho que não penso mal. O P. no início só se ria, mas agora já está habituado a que leve lanchinhos para ele também :))

Bem, e já chega, que grande post!

Beijinhos a todas e bom fim-de-semana. Agora vou visitar-vos :)

10 comentários:

  1. Antes de mais, fico feliz por tua amiga ter resolvido tudo! Como acompanhei os posts, fico feliz por ti!
    Eu em Espanha, de modo geral, não gosto da comida. Não mesmo! Em Madrid e Barcelona tive episódios ruins de procura de algo que eu gostasse para comer. E nem fazia dieta. Mas adorei conhecer os lugares.

    Quanto ao peso, não percebo mais nada. Há dias que me peso e aumenta um quilo, dois dias depois tem menos dois quilos. E por aí vai!
    Mas a minha balança ontem acusou 3 pesos diferentes, em três vezes seguidas que subi naquela porcaria. Então, paciência!

    Beijocas pra ti e ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Não é nada ridiculo, eu quando vou de ferias para algum lado faço exactamente o mesmo. Até porque as coisas nesses sitios turísticos são super caras. E é como tu dizes, mesmo antes da dieta já fazia isso, mas agora em dieta ainda compensa mais, não se gasta dinheiro nem comemos porcarias =)
    Fizeste muito boas escolhas =D
    Beijinhos bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou assim. Todos os dias ando com lanche às costas e mesmo para viagens prefiro levar as coisas, mesmo que possa lá comprar :) Taras! Beijo

    ResponderEliminar
  4. Ontem tb fui ao llao llao :D:D:D:D

    Mas peço sempre o gelado c toppings, nunca esses copos de fruta!

    olha eu acho q te portaste muito bem e se o teu objectivo era não aumentar de peso, conseguiste.

    para ser sincera, eu nunca pensei em levar lanches qd vou viajar pq o meu objectivo é mesmo experimentar tudo fora (pequeno-almoço, lanches, almoços...tudo), e gosto mesmo de ir aos supermercados e experimentar outras marcas... enfim... eu acho q te controlaste mesmo muito bem!!! por isso estás de parabéns!
    as caminhadas q fazemos qd viajamos compensam as calorias a mais, por isso nc me preocupo!

    Eu tb gosto mto dessa salada de frango grelhado do mc :) é mesmo boa e saudável! :)

    Beijinhos Saskia!! E ainda bem q o assunto dos teus amigos (dinheiro) já está resolvido! :)

    ResponderEliminar
  5. Não te acho nada ridícula! Pelo contrário, acho que fazes muito bem. Assim, poupas no carteira e nas calorias.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Saskia :D

    Eu não achei nada estranho, a sério :D Eu também vou sempre de comida atrás de mim de férias, acho que até já falei nisso ;) E é totalmente verdade que podemos ir de férias, comer coisas diferentes e típicas e mesmo assim alimentar-nos saudavelmente :D

    Por acaso eu tenho muita sorte porque o P. também é todo alimentação saudável para a presidência :P Gosta imenso de enchidos e de um bom pratinho de batatas fritas, mas é bastante raro, por isso normalmente é facílimo ter uma alimentação saudável quando estou com ele :D

    Lá em cima já é pior, porque a minha família também é toda alimentação saudável mas são autênticas máquinas de comer doces! A sério, um dia falo disso, porque eles deviam ir para o Guiness mesmo xD

    Ainda bem que a viagem correu bem e que te divertiste :) Gostaste de Barcelona? :D

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  7. É verdade, na granola acho que podes por mel ;) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. oi linda, tudo bem?
    seu post foi de dar água na boca!!!! hmmmm
    hahaha
    bom final de semana também
    beijos

    ResponderEliminar
  9. Fizeste muito bem em levar snacks contigo :)
    Ainda bem que já te pagaram, isso é sempre um aperto!
    Que saudades do meu rico sumo de coco e morango :')

    Beijo!

    ResponderEliminar
  10. Eu não acho nada ridiculo levares provisões. Quando ia para a China a minha mala era só comer! Até descobrir os supermercados onde podia encontrar coisas que levava daqui: pão, fruta, barras de cereais...
    Devemos experimentar a cozinha local, mas nem sempre é fácil estar a parar para comer e acho que os snacks dão muito jeito.
    Em Junho vamos a Madrid, mas optamos com um hostel com pequeno almoço (não deve de ser grande coisa, mas veremos!)
    Li as reportagens todas I, II e III.
    Beijos

    ResponderEliminar