segunda-feira, 14 de maio de 2012

Comprinhas

Olá meninas :))

No sábado foi dia de comprinhas com a minha mãe. Se há coisa que gosto de fazer é ir às compras com ela: tenho uma noção do preço das coisas, sei onde é melhor comprar e sempre a ajudo a ter ideias para planear refeições e assim. Como íamos com todo o tempo do mundo (estávamos à espera do meu pai, que ainda ia demorar), dei uma grande volta no Continente e fui enchendo o carrinho. Quando cheguei à caixa para pagar a minha mãe disse que não voltava a levar às compras com ela. Eu queria pagar, mas ela tinha uns descontos xpto (e nunca me deixa pagar nada destas coisas para comer), e então ajudou-me nas comprinhas.

Quando cheguei a casa é que tive a real noção do que comprei. Mas são tudo coisas que já queria comprar há imenso tempo, e assim já fica. Aproveitei e comprei várias coisas que irei utilizar para fazer a granola da Joana :)) (este post vai ser agendado, por isso quando for publica se calhar até já a fiz :P)

Aqui fica o geral:

Tanta coisa :)

 Queijo Paiva light - este foi a minha mãe que comprou, se calhar nem o vou provar :))
 Gengibre moído - já há imenso tempo que andava para comprar, porque penso que dá um toque diferente em várias receitas. Chegou o dia :)
Chá verde, sabor a limão, mel e ginseng - Geralmente bebo este chá verde, porque tem um óptimo aroma (não é tão forte quanto o original)
 Barrinhas energéticas de sésamo - estavam em promoção, mas não sei se serão grande coisa
"Barriga em Forma" - Este chá também estava em promoção e a minha mãe sugeriu que trouxéssemos. 
 Sementes de linhaça - um habitual cá por casa, junto muito nos iogurtes e na fruta:) (e agora nos muffins:P)
 Sementes de sésamo - acho que deve ficar bom em saladas e em "panados"
 Risotto - não tem a ver com o regime, mas há imenso tempo que quero fazer um risotto (que não sairá tão bom quanto os que comia em Itália, mas há que tentar. Aceitam-se receitas :))
 Chá cavalinha em planta - já o comprei em saquetas, mas penso que este compensará mais
 Açúcar amarelo - para algumas receitas de muffins e para as compotas que costumo fazer (e para as caipirinhas)
 Flocos tostados de cevada integral
 Flocos tostados de trigo integral
 Flocos tostados de aveia

Bem, acho que trouxe os flocos tostados e não era suposto... Era? Algo me diz que não...
 Farelo de trigo moído - vou acrescentar também em iogurtes e fruta
 Soja granulada - tinha curiosidade em experimentar, estou para ver quando vou usar!
Arroz Basmatti - Comi em Barcelona pela primeira vez e gostei. A ver vamos se faço alguma coisa de jeito com ele:)
 Flocos de milho - aproveitei para trazer estes porque são bem baratinhos e também servem, certo?


Como podem ver, trouxe muita coisa, mas penso que a maior parte terá uma longa duração. Agora agradecia às meninas sugestões de utilização de todos estes produtos :) Prometo que depois publico tudo no blogue! Especialmente a soja granulada, que nunca preparei e não sei muito bem o que fazer...

Como não poderia deixar de ser, passei pela secção dos livros e estes dois vieram comigo:



 "Dias com a Mafalda - cozinha verdadeira para pessoas de verdade". Tem as típicas receitas mais calóricas, mas penso que tem coisas bem saudáveis também. Tenho de dar uma vista de olhos mais aprofundada :)) Trouxe-o porque estava com vários descontos e acabou por ficar por cerca de 15€ (ele custa cerca de 25€)
"Viver mais e melhor - Receitas para uma vida longa e saudável" - chamou-me à atenção por ser um livro da Filipa Vacondeus, já que ela é conhecida pelos seus pratos tipicamente portugueses (com tudo o que isso implica). Mas li a introdução e percebi que ela decidiu juntar-se a uma nutricionista depois de ter descoberto que tem diabetes, de forma a tornar as suas receitas mais saudáveis. Já dei uma vista de olhos e parece-me interessante. Depois, se quiserem, partilho mais sobre o livro:))

Eu gosto muito de cozinhar, apesar de não fazer grandes cozinhados com frequência. Cozinhar só para uma pessoa é um bocado chato, e quando estou no Porto a minha mãe toma conta dos tachos, salvo raras excepções. Mas tenho imensos livros e revistas de receitas, qualquer dia partilho aqui convosco a colecção! :)

Beijinhos para todas e não se esqueçam das sugestões, por favor:)*

14 comentários:

  1. O blog da nossa Joana, é mesmo uma óptima inspiração, e o da Pizza também. Até te dava sugestões, mas eu não sou lá muito imaginativa...

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Boas compras:) Olha a semente de linhaça costumas triturá-la??

    ResponderEliminar
  3. Olá.:)
    Obrigada pelo comentário, também já sigo o teu :)
    Sim, é verdade. Pelo menos para mim que sou uma pessoa organizada e que gosta de escrever e fazer listinhas para tudo, ajuda-me bastante manter os objectivos traçados e estabelecidos. Vem dai, também, a ideia do blog e do "diário alimentar".
    Quantos ás compras, podiam ser minhas ehehe. É engraçado como a "comida saudável" até tem boa aparência e nos traz alguma felicidade eheh

    Beijinhos e Boa Semana :)*

    ResponderEliminar
  4. olha... faz um risotto de lulas, ou de marisco!!! é tão, mas tãaaao bom :O

    Beijinhos grandes e belas compras :D

    ResponderEliminar
  5. mas que comprinhas hein! gostei dos produtos!
    e dos livros também. Eu ao contrário não sou fã de cozinhar mas de vez em quando baixo o santo de uma Ana Maria Braga em mim e vou pra cozinha arriscar! hahaha
    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Olá :D

    Antes de mais, uma coisa: as sementes de linhaça que eu uso nos muffins são moídas ;) Nunca fiz com sementes inteiras, não sei como fica ;)

    Acho que não há problema dos flocos serem tostados, presumo que sejam mais crocantes ;) Eu não gosto é nada desses flocos de trigo, mas os de cevada são iguais aos meus ;)

    Fiquei curiosa em relação ao livro da Filipa Vacondeus, parece mesmo o estilo que coisa que eu gostaria :D

    Ora sugestões sugestões :D Não percebi se querias só sugestões para o risotto ou para as outras coisas também ;)

    Os meus risottos preferidos são mesmo com marisco :) Mas há outras receitas muito interessantes, até doces! Também podes fazer risotto de cogumelos por exemplo ;)

    As sementes de sésamo ficam óptimas em panados, em barrinhas, no iogurte e em bolachas :D

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. fogo, revi-me mesmo nas tuas compras, até parece que tinha sido eu a fazer as compras porque compraste imensas coisas que eu costumo comprar quando vou as compras.

    Depois tens que dar a tua opinião sobre o chá ventre liso, se for realmente bom também vou experimentar :P

    As sementes de linhaça eu piquei na bimby, rende muito mais e dizem (não confirmei ainda) que faz mais efeito

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  8. Isso é que foram umas grandes compras =)
    Mas tudo coisas muito saudáveis, muito bem.
    Eu também já experimentei esses cereais da marca é e para além de serem super baratos são super saborosos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tanta coisaaaa boa!!
    assim é que é
    eu adoro comprar livros de culinária também!!! :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Só coisas boas!!
    Quando passo pela parte dietetica/saudável fico com vontade de fazer como tu, trazer um pouco de tudo para casa, adoro estas coisas das sementes e da aveia eheh

    Quando experimentares receitas novas deixa aqui para eu cuscar :P

    Beijinhoo

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Lindas compras sim senhorita!
    O chá de cavalinha é ótimo para aqueles dias que nos sentimos inchadas. Uso sempre esse, pq gosto dos chás assim, da erva mesmo. Os de saquinho já está comprovado que não têm a mesma quantidade da planta.
    Já comi o arroz Basmati, fica soltinho sem esforço. Mas eu não sei cozinhar quase nada, então não te posso dar dicas e receitinhas assim... :(
    Não tem aí, mas eu adoro o muesli da area viva continente. É delicioso, tanto que comi demais e fui parar nos pontos extras.

    Se encontrar alguma dica pelos blogs, para uso da soja, venho te contar.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  13. Hello
    A tua mãe não te vai voltar a levar às compras tão cedo :)
    Durante a semana, também faço muitas vezes refeições apenas para mim.
    Boa sorte com a granola da Joana.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. É lá... realmente fizeste imensas compras.. tudo coisinhas saudáveis!!
    (Eu não li a parte das caipirinhas.. ehehehe )
    Fica bem :)

    ResponderEliminar