quinta-feira, 31 de maio de 2012

A minha ausência e a nutricionista

Olá a todas!

Peço desculpa por vos ter "abandonado" durante estes dias. Pode não ser muito, mas para mim faz a diferença. A verdade é que, na segunda-feira acordei com mais 500g do que no domingo. A sério, acham normal? Estas minhas oscilações de peso matam-me... 

Na segunda-feira passei o dia todo fora de casa, para terminar o trabalho de Geoturismo (que seca, juro!) e não me preocupei muito com as horas do comboio para voltar para cá porque no sábado à noite um amigo meu disse que vinha para cá e passava lá em casa depois do jantar. Na segunda, quando cheguei a casa (já quase na hora do jantar), liguei-lhe para perguntar a que horas passava em minha casa. Ah, a I. teve de vir à Faculdade de manhã e viemos para Braga ainda cedo. Boa. A partir de certa hora é difícil vir para cá por causa dos transportes. Comecei logo a passar-me e o meu pai lá disse que me trazia cá, assim aproveitava e trazia umas coisas que me faziam falta. Assim foi.

Na terça, foi o dia da defesa do trabalho. Acho que correu bem, o professor gostou. Regra geral as apresentações correm-me bem porque já fiz imensas e tenho bastante à vontade (claro que tem de ser uma temática que domine minimamente, e sinceramente este não era o caso). Quando cheguei a casa já era tardíssimo e só me apetecia deitar e dormir.

Ontem foi dia de "descansar" um bocado. Quando saí do trabalho só me apetecia dormir e foi o que fiz durante uma horinha. Depois levantei o rabo e fui ao shopping comprar umas coisas de que precisava (ainda são uns 15 minutos a pé) e voltei. É mesmo estranho ir à loja onde trabalho em horário diferente do meu, porque não conheço praticamente ninguém :)

Vim para casa e liguei a uma colega de Mestrado. Ela foi à minha nutricionista (eu recomendei-lhe), e sugeri irmos dar uma voltinha a pé (ela precisa mesmo que a obriguem, e assim não ia sozinha). Ela não estava em Braga e só saímos de casa já depois das 20h30. Para mim isso já é tarde, mas lá fomos. Demos umas voltas por aqui (uma hora, no total), só que para mim não foi nada, porque ela anda mesmo devagar :\ mas tenho de a motivar, porque ela precisa mesmo... 
Como tenho feito as caminhadas ao final da tarde (às vezes só saio às 20h de casa), quando regresso, entre tomar banho e assim já janto muito tarde e deito-me entretanto... Não acham que se calhar seria melhor trocar o segundo lanche pelo jantar e comer só um iogurte quando chegar?

Em relação à alimentação, estes dias foram assim:

Segunda-feira, 28/05:
10h: 1 pão de mistura com queijo e leite com café
13h30: Salada de gambas (2 mini ahah), alface, tomate, milho, cenoura e ovo cozido (no shop)
17h: 1 maçã e 1 iogurte líquido
20h30: Sopa de legumes e melão
23h30: 1 iogurte magro com linhaça
Muita água e 40 minutos de elíptica em jejum (acordei às 8h neste dia, apesar de só tomar o pa às 10h)

Terça-feira, 29/05:
7h20: 1 fatia de pão de sementes com philadelphia light e chá
10h20: 1 maçã e 2 tostas
13h: 1 iogurte magro
14h20: Sopa de legumes. Salmão na brasa com legumes e salada
17h40: 1 laranja e 2 tostas com farelo de trigo moído e linhaça
20h30: 1 iogurte líquido magro
22h40: Sopa de legumes e melancia
Bebi mais de 1,5l de água e o exercício cingiu-se às caminhadas entre a faculdade, casa e o trabalho (ainda é bastante!)

Quarta-feira, 30/05:


7h20: 1 fatia de pão de sementes com philadelphia light e chá
10h20: 1 maçã e 2 tostas
13h45: Sopa de legumes. Salteado com frango, cogumelos, courgete, cenoura e bróculos. Salada
17h40: Melancia e 1 iogurte magro
20h00: 1 iogurte líquido magro
22h40: Sopa de legumes e melancia
Bebi mais de 2 l de água e caminhei, no total, mais de 1h30!

Hoje o dia está a ser parecido:


7h20: 1 fatia de pão de sementes com philadelphia light e chá
10h20: 1 maçã e 2 tostas
13h: 1 iogurte magro
14h20: Sopa de legumes. Dourada grelhada com legumes e salada
17h20: 1 laranja com linhaça e farelo de trigo e 2 bolachas maria

Passando ao segundo assunto... Na terça foi dia de nutricionista. Depois da última consulta, não estava com muita vontade de ir lá, mas apesar de tudo ela é bastante interessada por mim e eu lá fui. Vamos já aos resultados:

15/05:                                       29/05:
Peso: 70,3 kg                           68,5 kg
Peito: 86,5 cm                          86,5 cm 
Cintura: 68cm                          68 cm
Anca: 102,5 cm                        101,5 cm

Emagreci 1,800 kg. Eu sei que foi mais, porque a consulta é ao fim da manhã e sou pesada vestida com a farda do trabalho. A nutricionista ficou muito surpreendida e disse que não acreditava que eu conseguisse. Que estava muito orgulhosa e que já viu que eu não desisto facilmente. Quem ficou surpreendida fui eu:)
Pediu-me para começar a introduzir os hidratos ao almoço (pelo menos tentar intercalar), porque vai fazer-me falta, mas eu não consigo. Vamos ver se me acostumo a isso...

Desta vez recordo-me de percentagem de massa gorda: 30,3%. Isso não é demasiado? A mim parece-me muito... A nutricionista diz que não percebe porque tenho tanta, visto a minha alimentação... Têm sugestões?:)

No geral acho que foi bom (muito bom, aliás!). Já se passaram 2 dias desde a consulta e eu continuo a portar-me em condições. Não tenho tido grandes apetites, mas comigo isso não significa nada, porque amanhã posso acordar e a apetecer-me este mundo e o outro (ou já daqui a bocado)... Veremos!

Bem, e já chega de escrever, porque senão ninguém lê!

Beijinhos *



10 comentários:

  1. Para perderes massa gorda o ideal é fazer exercício e consumir um pouco mais de proteína para substituir a massa gorda por massa muscular :)

    Parabéns pelo peso!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. No teu caso, não acho má ideia trocares o segundo lanche pela sopa e deixar o iogurte para a ceia.
    Em relação à massa gorda, realmente é um pouco elevada... Mas não sei o que te aconselhar. :$

    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. É bom saber que alguém compreende o que se passa connosco ;) Não vi foi a C. por lá, que vergonha! :P

    A nutricionista disse-te que não estava à espera que conseguisses? Fogo, que parva! :P Se fosse comigo ela ia ver :P Mostra-lhe que consegues ;)

    Parabéns pela perda de peso :) Em relação à troca do jantar, podes fazê-lo se preferires ir para a cama menos cheia ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que estás muito bem mesmo!

    Quanto a massa gorda, não sei o que é normal, penso que 25%, já li algo a respeito.
    Talvez essa coisa de jantar e dormir logo possa desacelerar a digestão, então quem sabe seria interessante jantares antes de sair de casa, já que a caminhada é após as 20 horas e ao chegar fazer um lanchinho mais leve... Se bem que, se teu jantar for sopa, não pesa e a digestão é rápida!

    Que bom que te entendeste melhor com a nutri ;)

    Força e parabéns!

    Beijão!

    ResponderEliminar
  5. 1,800 é bastante coisa
    vamo lá q a gente chego logo logo no nosso objetivo
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Experimenta fazer isso sim, jantar antes para não ires para a cama ainda a fazer a digestão...Pode ser que resulte ;) Mas continua, estas a fazer tudo muito certinho, não sei mesmo como engordaste meio kilinho, mas também não é por ai né :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Olá :)
    Eu felizmente gosto muito de pôr cremes. Acho que me relaxa ehehe Eu também já usei da Clinique mas, além de serem caros, também não mostraram grandes resultados.

    Bem, a tua nutricionista tem mesmo boas razões para ficar surpreendida. E tu para estar muito orgulhosa. Tens "comido" muito bem. E os resultados estão à vista :) Agora é só continuar assim :D

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  8. Olá!!!! Welcome back e obrigada pelo apoio :)

    Não, acho que deves jantar na mesma, não concordo é com a fruta para sobremesa... Acho q deves complementares a sopa OU a salada com peixe ou carne ou ovo ou assim... uma proteína!

    FINALMENTE perguntei à minha nutri a questão da fruta+bolacha: só os diabéticos é q têm q fazer isso, mas generalizou-se e agora é mítico lol... Tem a ver q eles podem fazer aquelas hipogliecemias e assim... Pessoas saudáveis basta a fruta!

    PARABÉNS pelo peso!!! :) Q bom q estás a conseguir!
    O teu percentual de gordura é medido por bioimpedancia? Uma maquinazinha q te poem uns adesivos nas pernas e braços? Senão deves segurar numa coisa com as mãos (só te vai medir a gordura da parte de cima do corpo) se for naquelas q estás descalças e metes-te em cima de umas coisinhas de metal, só te está a medir a gordura das pernas. Ou seja, no TODO podes não ter tanta assim... (isto ensinou-me a minha nutri)

    Hum... falei pra xuxu :P Continuação de boa dieta boas caminhadas e bom trabalho!
    beijocas :)

    ResponderEliminar
  9. Mas que bem comportada que andas!! Uau !! :D
    Os meus parabéns e a minha invejosice pegada eheh brincando :P

    Eu sem os hc não sobrevivo, já me mentalizei que é melhor não os excluir :)

    Parabéns pelo peso perdido! A gordura vai acabar por desaparecer com o tempo :)

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  10. normal até demais, todas somos assim. O peso oscila por qualquer coisa amiga
    meu peso varia muito sem motivo
    por isso só me peso de duas em duas semanas, assim nao corro o risco de me irritas com essas variações sabe
    beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar