segunda-feira, 4 de junho de 2012

Amanhã já é segunda-feira outra vez...

Olá meninas :)

Então, que tal o fim-de-semana? Houve juízinho? Espero que sim!:)

Bem, em jeito de resumo dos últimos dias... Parece que voltei a encontrar o equilíbrio que tinha perdido há meses... Estou há umas 3 semanas a fazer uma alimentação em condições e, melhor, sem ter vontades loucas. Confesso que agora estou no sofá, a um domingo à noite, e me apetece ir ali à cozinha trincar alguma coisa, mas vou tentar estar quietinha :)

Depois do fim-de-semana passado que estive em reclusão profunda, meti na cabeça que este fim-de-semana teria de ser diferente. Havia uma ou outra coisa que queria fazer, e aproveitei para tratar disso:)

O fim-de-semana começou com o P. a ir buscar-me à estação e virmos cá para casa jantar. A minha casa tem um terraço enorme e o meu pai adora fazer churrascos. Aliás, sempre que o tempo fica aceitável, cá em casa é muito recorrente comermos grelhados na brasa. Desta vez fizemos um grelhado de várias carnes. Eu comi franguinho com salada e legumes. Como já jantámos tarde, fiquei mesmo maldisposta. Além disso, estava cansada e não me apetecia sair (as sextas-feiras são complicadas), e o P. lá foi embora e eu fiquei cá com a minha má disposição. Acho que durante este tempo de dieta, devo ter comido algo diferente de sopa à noite menos de 20 vezes, por isso fico mesmo cheia quando isso acontece. Agora, chamem-me louca, mas entre as 00h40 e as 1h20 fui fazer elíptica e ver um episódio de Dowton Abbey. Estava tão tão cansada... Pedi literalmente autorização a uma perna para mexer a outra, mas fiz os 40 minutos. E sabem que mais? Fiquei a sentir-me menos enjoada, tomei um banhinho e adormeci mal caí na cama!

Ao sábado é dia de broa. Eu adoro broa, mas adoro mesmo! E aos sábados costuma vir um senhor cá à rua vender uma broa especial xpto não sei de onde que é irresistível e a minha mãe compra sempre. Eu acabo sempre por comer um bocadinho (ou mais do que devo), então como acordei cedo e sabia que ia fazer lanche da manhã, optei por comer menos ao pequeno-almoço (1/2 pão de mistura com philadelphia e leite com café), para poder comer a broa ao almoço. Então, a meio da manhã, bebi um iogurte líquido e comi duas bolachas maria e ao almoço como peixe grelhado (lá está o meu pai em volta das brasas), salada e esparregado de grelos. Ah, e uma fatiazinha da broa :D

Para sábado à tarde eu tinha 135438 planos, o que significaria, na maior parte das vezes, que não iria fazer nada. Mas fiz: fui à Feira do Livro do Porto e conheci a Joana Roque, comprei o seu novo livro Cozinhar, Celebrar e Partilhar, tive direito a dedicatória e ainda dei duas de conversa com ela. Ela é um amor, a sério! E muito mais magrinha (e bonita!) do que aparenta nos livros e na tv. Eu já conheço o As Minhas Receitas e o A Economia Cá de Casa  há anos, e adoro. No Natal o P. deu-me o primeiro livro Feito em Casa e eu adorei, então não hesitei quando soube que ela vinha ao Porto. E ainda comprei o livro com um grande desconto... Hoje já experimentei umas coisas :) 




Depois, estava cheia de fome (e de frio, diga-se de passagem) e o P. queria ir comer com urgência. Ele queria ir comer uns lanches óptimos que há num café quase a meio da Rua de Santa Catarina, mas quando viu o que teria de andar desistiu da ideia e quis enfiar-se no MacDonald's. Na Feira do Livro estava um stand de Óbidos alusivo ao chocolate cheio de coisas boas, mas o rapaz não tinha fome de coisas doces, dizia ele. Estava também um stand da Nestlé a oferecer cereais (Chocapics e Kellog's) e como estava cheia de fome, aceitei provar os Kellog's com chocolate, que nunca tinha experimentado. São bons :) mas a tigelinha ainda não terminou porque comi pouquinhos de cada vez! 
Chegados ao MacDonald's disse ao P. para não se empanturrar de comida porque já passava das 18h e se íamos jantar juntos era melhor não abusar... Mas ele não sabe o que é isso quando entra num Mac. "Só" comeu uma Sharebox (acho que é isso) com nuggets, chicken wings e panados de queijo, mais uma cola e mais um hambúrguer qualquer. Eu comi uma maçã pequenina e 2 bolachas maria e estava a prever um fim complicado para a nossa noite: ele não ia ter fome na hora do jantar. Ainda tomámos café e o P. comprou 6 macaroons (ele sabe que eu gosto) e eu provei 1 bocadinho de 3 (as sobras ainda estão por aí...). Sinceramente não eram grande coisa, mas contou a intenção :)

 Tínhamos pensado em ir a um restaurante aderente da Porto Restaurant Week, mas para mim estava mais do óbvio que não iríamos. Voltámos à Feira do Livro, onde comprei mais um livro da minha área de estudos e fiquei com vontade de lá voltar com o meu pai. Era uma tradição que tínhamos quando eu era pequena... Íamos todos os anos e eu voltava de lá carregada de sacos com livros (e os marcadores, que pedia em todos os stands!). Confesso que gostava mais quando a Feira era no Palácio, mas o P. diz que eu só gostava mais nessa altura porque o meu pai ia comigo e pagava tudo :)) se calhar tem razão eheh

Conclusão: acabámos por não ir jantar a lado nenhum onde tínhamos pensado e acabámos de jantar já passava das 23h num restaurante novo que abriu cá na minha terra e que já tínhamos falado em ir várias vezes. Bem, quando lá chegámos eu já estava quase a roer a mesa de tanta fome. Ainda para mais demoraram tantoooo a trazer.... Mas quando chegou, adorei! Escolhemos espetadas de lulas com gambas. A espetada era composta por pimentos, toucinho e chouriço (que não comi) e, obviamente, lulas! Ainda vieram 4 gambas gigantes e o acompanhamento eram batatas fritas palha (fritas na hora), com cenoura e laranja. Eu pedi uns legumes salteados e comi, comi, comi...Mas nem toquei nas batatas, claro! Depois o P. pediu bolo de bolacha (para variar) e eu dei uma trinca. Mais uma vez, fiquei tão cheia... Não estou mesmo habituada a comer como gente grande à noite! Fomos dar uma voltinha até Serralves, mas o tempo não ajudou nadinha, demos meia volta e viemos embora... Tive mesmo pena porque eu vou todos os anos (já lá fiz voluntariado e tudo), e este ano o tempo estragou tudo :\ 

Hoje acordei às 8h e não consegui dormir mais (a sério, o que é que se passa comigo) e andei às voltas na cama até às 10h. Às 10h ouvi os meus pais levantarem-se e também em levantei (eu não gosto de me levantar antes deles porque eles têm o sono muito leve e acordam muito facilmente, e como nunca dormem até muito tarde, hoje quis deixá-los descansar...). Tomei o meu pequeno almoço (1 pão de mistura com philadelphia e leite com café) e fomos até ao shopping porque eu queria trocar umas coisas e comprar a vestimenta para a comunhão da minha afilhada. Sinceramente, eu não queria mesmo nada ir para o shopping, mas lá teve de ser... Já chegámos lá quase às 13h, então eu sabia que ia acabar por almoçar lá. Almocei 1 perna de frango na brasa com 1 colher de sopa de arroz e 1 de feijão preto e muitaaa salada. Fiquei tão cheia! Tenho mesmo mesmo de me habituar a fazer o que a médica manda e introduzir o arroz e as massas ao almoço de vez em quando, senão tou lixada!:) Confesso que nem me soube muito bem, porque estava extremamente nervosa, mas isso é outra história... Lá comprei o que tinha a comprar (mas algo me diz que aquele ainda não é O vestido) e vim para casa. Liguei ao P. e pedi para ele se demorar mais um bocadinho em casa dele porque eu queria fazer exercício. Ele acabou por vir para cá na mesma e enquanto eu fazia os meus 40 minutos de elíptica, ele ficou na conversa com o meu pai (há alturas em que acho que se dá melhor com o meu pai de que com o dele!). Quando terminei tomei um banhinho e lanchámos: ele comeu 2 travesseiros de chocolate (true story!) e bolachas maria com queijo e bebeu 2 iogurtes líquidos. Eu comi uma laranja e 2 bolachas maria. Não foi parecido?:) 

Depois do lanche decidi dar fim às milhentas maçãs que andavam perdidas cá por casa e estavam a dar as últimas. A minha mãe deve ter comprado uns 5 kg de maçãs, e como é óbvio nós vamos variando e as maçãs foram ficando, ficando... E é preciso dizer que também não eram grande coisa. Por isso, fiz esta receita de compota de maçã e canela, mas com as minhas adaptações:
- Descasquei e cortei aos pedacinhos 1,300 kg de maçã
- Misturei com 200 ml de água
- Acrescentei 700 gr (ou menos, até), de açúcar
- Coloquei 2 colheres de chá de canela em pó (não tinha canela em pau).
- Levei ao lume até ferver. Quando ferveu, baixei para lume brando, durante cerca de 1h. Passado esse tempo passei com a varinha mágica e deixei cozinhar mais um pouco. 
O problema começou aqui: comecei a fazer o jantar e jantei também e esqueci-me da compota. Ficou um bocadinho espessa de mais, mas ficou óptima! A minha mãe adorou (e não suporta canela), o meu pai aprovou e o P. perguntou o que era aquilo (não se tinha apercebido do que eu estava a fazer), mas que estava bom. 
Como é natural, eu não vou comer esta compota diariamente (provavelmente nem semanalmente), porque acho que, apesar de ter reduzido (e muito!) o açúcar, ainda não é minimamente aceitável para quem quer emagrecer. Já fiz outras compotas, e regra geral colocava sempre açúcar amarelo, por isso confesso que não sei o que será melhor ou pior.. Parto do princípio que será melhor com o açúcar amarelo, mas quis seguir a receita :)


Para o jantar eu e a minha mãe decidimos fazer hambúrgueres no pão, e a minha mãe colocou-me no comando. Inventei um bocadinho, e inspirada na Joana, fiz uns óptimos hambúrgueres saudáveis para eles:
- Salteei uma cebola em meias luas com cogumelos
- Grelhei os hambúrgueres de frango de ambos os lados
- Torrei um bocadinho o pão de mistura
- Comecei por colocar um bocadinho de mostarda na base
- Coloquei o hambúrguer
- Cobri com os cogumelos e a cebola
- Depois vinha o queijo
- Acrescentei o tomate e a alface
- Mesa com eles!
(se calhar não foi bem assim, mas a essência é esta:)). 

Eles acharam que eu também iria comer, mas confesso que depois de dois dias só me apetecia era sopinha! A sério! Comi então sopa de legumes e 1 iogurte magro tarte de frutas que comprei no continente: 

Conhecem? São tão bons... Têm 61 kcal, mas acho que para um desconsolo de vez em quando são aceitáveis... Seriam aceitáveis se não tivesse comido umas cerejas e um bocadinho de meloa também, não é?:)


Depois do jantar fiquei tão cheia que só me apetecia ir dar uma voltinha a pé. Mas os meus pais já estavam deitados e o P. tinha de ir embora, então fui fazer o que fiz vezes sem conta no passado: fui para a parte debaixo da casa e andei 30 minutos a pé às voltas. Pode parecer parvo (que é!), mas o espaço é grande e fiquei mais bem disposta :)

E pronto, depois deste big big testamento, espero que durante esta semana e emissão aqui do sítio volte ao normal :)


Beijinhos meninas e boa semana :D



(nem vos vou dizer quanto pesava hoje de manhã porque acho que foi uma ilusão de óptica, porque sei que amanhã vou pesar muito mais e porque prefiro colocar aqui apenas a evolução da nutricionista)

8 comentários:

  1. Li tudo! :)

    Eu no teu lugar, incluiria sim algum carbo nas refeições. Pois, pelo que percebo, não tens assimmmm tannnnto pra perder e pelo que leio, para manter o peso precisamos incluir todos os grupos alimentares.

    Acho ótimo teres tanta disposição para a AF, ainda que seja uma voltinha por casa. Quero ser assim, deveria, mas ainda não sou!

    Tão bom poder estar com os pais aos fins de semana... nesse ponto... tens muita sorte e tens mais é que aproveitar isso. É tudo na vida da gente!

    Beijoca! Semana linda pra ti!

    ResponderEliminar
  2. Hello! O teu f-d-s ainda foi mais cheio que o meu :)
    Eu gosto muito das dicas e receitas da Joana Roque , mas não comprei os livros. Acabo por ir sempre cuscar à net no seu blog!
    Os iogurtes nunca comi, mas eu acabo por gostar de coisas muito básicas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia :D

    Antes de mais, em relação à tarte, eu sei que dá para fazer uma base com cornflakes, já vi algumas vezes... Vou explorar melhor :) De qualquer das formas a parte da massa está boa, e acho que com manga também fica bem :D

    Tu a contares o que o teu namorado come faz-me lembrar um amigo meu que eu tenho que também come imenso! Ainda agora quando fomos ao McDonalds comeu um menu big mac grande com desconto e mais um double cheese! Acho que rebentava ;)

    Já não és a primeira pessoa a falar desses iogurtes do Continente, tenho de experimentar :)

    Ainda bem que gostaste dos hambúrgueres :)

    Eu também adoro a Joana Roque, e acho que as receitas dela são sempre tão simples e descomplicadas ;) Se reparares, a maioria das receitas que faço são adaptadas das dela :)

    Tens um grelhador na brasa :D Quem me dera! :D E eu também comi broa no Sábado ;)

    De qualquer das formas acho que o teu fim-de-semana correu optimamente, e estás a anos-luz da Saskia que ficava no sofá toda a tarde a comer ;) E não te preocupes, porque acho que toda a gente que vive fora é assim quando vai a casa: muitos planos, pouca concretização! :)

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  4. Olá =)
    Andas a portar-te tão bem, quem me dera ter essa força de vontade no meio de tantos jantares em familia.
    Quanto aos iogurtes, eu costumo comprá-los regularmente e adoro-os. São super saborosos e não acho que 61 kcal seja muito, para um lanche está óptimo.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Heheh fim de semana rodeada de livros e coisas boas. Gostei da piada do P. que antes gostavas ,mais porque eram os teus pais que pagavam tudo!!! :))))
    Apesar de muita coisa, e de horas tardias sempre valeu a pena o jantar!

    Quando é em boa companhia vale sempre a pena né??

    ResponderEliminar
  6. ahahaha
    postão
    mas como é bom voltar ao equilibrio
    e isso é tudo mesmo
    ótima segunda pra vc querida
    beijo

    ResponderEliminar
  7. Acho q elíptica conseguia fazer andas a pé, ás voltas acho que não. lol
    Em relação aos jantares e ao facto de ficares maldisposta, eu compreendo-te. Sou assim tb. Estou tão habituada á minhas sopinha levezinha à noite que se passa disso fico super mal disposta e durmo mto mal. No outro dia lanchei um pouco mais tarde q o habitual e foram umas ameixas secas e 1 iogurte, mais tarde comi uma sopa, e mesmo assim senti-me tão cheia q tive dificuldade em adormecer...

    Tenho o primeiro livro da Joana Roque, gosto muito mas neste momento não me permito experimentar aquelas receitas. :D

    Bjinhos

    ResponderEliminar