segunda-feira, 1 de abril de 2013

Novo(s) Plano(s)

Olá olá!

Bem, como vos disse no post anterior, estou a pensar fazer umas alterações ao meu plano alimentar, tendo em conta que o meu anterior, apesar de correcto, não estava a dar-me os resultados pretendidos.

A minha vida mudou drasticamente no último mês. Tenciono escrever sobre isso em breve, mas para este post não ficar gigante, vou avançar esta questão :)

O meu horário de trabalho é das 10h às 19h (detesto). Levanto-me às 7h30, faço 30 minutos de bicicleta elíptica em jejum, tomo um banho e às 8h30 estou a tomar o pequeno almoço. Como vos disse num dos posts anteriores, a alimentação tem sido equilibrada:

8h30 - Leite magro com café e adoçante + 1 pão de centeio, mistura ou integral com queijo magro

11h20: 1 iogurte magro +  2 tostas

13h/14h: Sopa + carne/peixe/soja com legumes ou salada

16h/17h: 1 maçã e 2 tostas

19h30: 1 iogurte líquido magro

21h: Sopa de legumes + fruta (às vezes janto um bocadinho do que houver).

Continuo a beber muita água e os cafés que tomo (2 por dia) não têm açúcar ou adoçante.

Tendo em conta que os resultados não apareceram (muito pelo contrário), e depois de ter dado uma vista de olhos no plano da Tralhas, decidi que, durante o mês de Abril vou fazer o seguinte:

8h30: 1 copo de leite magro ou 1 iogurte líquido magro + 1/2 pão de mistura ou integral ou centeio com queijo magro ou fiambre de aves

11h: 1 iogurte líquido magro ou um pacotinho de leite magro (dependendo do que tomei ao pequeno-almoço)

13h: Sopa de legumes + Carne/peixe/ovos+ legumes ou salada + 1 peça de fruta

16h30: igual ao pequeno-almoço

19h30: 1 bolacha maria (a esta hora estou no comboio, não tenho, para já, uma termos onde possa levar o chá quente como ela recomenda)

21h: Sopa de legumes e fruta (dou-me bem com este jantar. Só ao fim-de-semana é que posso eventualmente comer como ao almoço).

Ceia: Durante a semana não costumo fazer porque me deito sempre antes das 00h00.

O que vos parece? A mim parece-me bem. É diferente do que estou a fazer, elimina as tostas e parece mais "normal". Só me faz um bocadinho de confusão a peça de fruta ali depois do almoço, o que acham? 

Vou tentar vir cá todos os dias relatar, pelo menos, o diário alimentar e o exercício físico. Assim vocês podem sempre dar as vossas sugestões e eu registo tudinho.

Aceito sugestões :D

Tenham uma óptima semana :D

P.S.: Em relação ao exercício físico, a Joana, do Croissant de Chiclate, sugeriu que talvez não fosse boa ideia fazê-lo em jejum. Qual é a vossa opinião?


11 comentários:

  1. Olá olá =)
    Eu tambem concordo em não fazeres o exercicio em jejum, não te sei dar respostas cientificas sobre isso porque não percebo nada, mas como eu acho que era incapaz de estar 30 min depois de acordar em jejum, o meu conselho é este =P
    Quanto ao plano, parece-me muito bem, só acho que deves tem em atenção as quantidades ao almoço (porque se comermos bem mas em demasia, não ajuda).
    Quanto aos lanches, na minha opinião não devias comer a bolacha maria sozinha, acho que não é isso que te vai saciar.
    Beijinhos e vais ver que agora tudo vai começar a dar certo =D

    ResponderEliminar
  2. Oi, normalmente não se recomenda comer fruta depois das refeições. O indicado é comer entre. Mas, para mim o melhor mesmo é comer 30 minutos antes com um grande copo de água. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao exercício em jejum eu não o faria. Se calhar devias ter três pequenos-almoços. Antes do treino proteína e depois do treino o teu peq. almoço normal. Tens de comer proteína ou os teus músculos não recuperam e perdes massa muscular

    ResponderEliminar
  4. Olá Sakia!
    Tenho estado a acompanhar os teus posts mas não os comentei..desculpa. Acho que o plano anterior era bom - como tu disseste, parecia impossível ganhares peso - mas este é ainda melhor! Se precisares de tirar mais qualquer coisa, eu sugiro que seja a sopa do almoço. Quanto ao exercício, também não acho bem que seja em jejum , porque no longo prazo, vai dar-te fome. Experimenta comer uma peça de fruta como uma banana antes!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Saskia ;)

    Pessoalmente já li muita coisa sobre o exercício físico em jejum. Do que li, achei que o melhor era fazê-lo com algo no estômago, mas vais encontrar milhentas pessoas a dizerem-te o contrário ;)

    Eu gosto do teu novo plano, tal como gostava do antigo. São semelhantes ;) Fruta a seguir à refeição é sempre óptima ideia porque absorves as vitaminas e os minerais mas não absorves tanto os açúcares (porque o teu corpo já tem outros açúcares para metabolizar da refeição principal, digamos assim) ;)

    Beijinhos e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, não sei qual será a melhor opção em relação ao exercício. Já li imensos artigos e as opiniões diferem de especialista para especialista, sendo muitas vezes contraditórias. Eu, geralmente, prefiro comer qualquer coisinha leve antes de fazer exercício porque me sinto com mais força e energia, não sei se é psicológico mas esforço-me sempre mais quando como antes. Mas também já tive uma fase em que uma vez por semana fazia cardio em jejum e nunca me senti mal.

    ResponderEliminar
  7. Nos n estamos pensados para sermos gordos.
    Se quer emagrecer (isto e, se tiver peso a mais), então o melhor método de o fazer é o da tralhas.

    Pequeno almoço:

    leite/iogurte + 1fatia de pão c/ queijo/fiambre/manteiga + 1 kiwi

    meio da manhã: 1 maçã + tostas(daquelas saquetas com oitenta kcal)

    almoço: sopa + carne/ peixe + 3 ou 4 colheres de sopa de arroz/massa/ 3 batatas pequenas + legumes

    lanche: 1iogurte/sumo natural de frutos + 1 fatia de pão c/ queijo/fiambre/manteiga

    jantar: igual ao almoço

    (Se o jantar for mt tarde, acrescentar um segundo lanche tipo maçã + tostas e só jantar sopa e fruta, se se deitar logo)

    Isto é comer normalmente, isto é auto-domínio, isto é SER NORMAL. Acredite que se fizer isto emagrece...pode n ficar com um IMC de 18,5, mas menos de 21 com certeza..e isso nao é ser-se elegante? ;)

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  8. Olá Saskia, há várias teorias sobre o treino em jejum. Penso que também depende dos teus objectivos. 30 minutos não é um treino muito intensivo (em termos de duração, considerando q p.e., os maratonistas treinam em jejum durante não sei quanto tempo) e se queres perder gordura, o que tenho lido é que não fará mal treinares assim (no caso se não ser extremamente exaustivo e o mais importante, sentires-te bem a treinar!). Supostamente assim o nosso corpo vai buscar energia às reservas de gordura. Eu por vezes faço corrida em jejum principalmente porque demoro muito tempo a fazer a digestão do peq almoço e sinto-me mal se for correr depois de comer... o cuidado que eu tenho é tomar 2 bcca antes (para prevenir a perda de massa muscular) e quando chego a casa, antes do banho bebo um copo de água com isostar, para repor os liquidos e sais minerais e "aconchegar" um bocadinho o estomago até comer :) de certo já fizeste alguma pesquisa e também chegaste há conclusão de que não há uma resposta certa, experimenta as duas formas e vê como te sentes melhor/como tens mais resultados :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Saskia, há várias teorias sobre o treino em jejum. Penso que também depende dos teus objectivos. 30 minutos não é um treino muito intensivo (em termos de duração, considerando q p.e., os maratonistas treinam em jejum durante não sei quanto tempo) e se queres perder gordura, o que tenho lido é que não fará mal treinares assim (no caso se não ser extremamente exaustivo e o mais importante, sentires-te bem a treinar!). Supostamente assim o nosso corpo vai buscar energia às reservas de gordura. Eu por vezes faço corrida em jejum principalmente porque demoro muito tempo a fazer a digestão do peq almoço e sinto-me mal se for correr depois de comer... o cuidado que eu tenho é tomar 2 bcca antes (para prevenir a perda de massa muscular) e quando chego a casa, antes do banho bebo um copo de água com isostar, para repor os liquidos e sais minerais e "aconchegar" um bocadinho o estomago até comer :) de certo já fizeste alguma pesquisa e também chegaste há conclusão de que não há uma resposta certa, experimenta as duas formas e vê como te sentes melhor/como tens mais resultados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou-te deixar aqui o link dos BCAA's que tomo, nele encontras uma explicação melhor do que a que eu poderia dar sobre o que são e como actuam :) http://www.prozis.com/pt/pt/xcore/bcaa-complex-3100-200-tabs

      Eliminar
    2. estranho, experimentaste copiar e colar lá em cima no endereço? cmg funciona :/

      Eliminar